VEREADORES DE NOVA ERA PRESTIGIAM ENCONTRO DE PREFEITOS E GESTORES PDF Imprimir E-mail
Qui, 14 de Março de 2019 15:03

Na manhã de ontem, 13 de março, os vereadores da Câmara Municipal de Nova Era estiveram presentes no “Encontro de Prefeitos e Gestores” através do Projeto Conselho Eficaz realizado no auditório da Cenibra sediada em Nova Era, para discutirem o projeto do Ministério da Cidadania, intitulado de “Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa”. Estiveram presentes o Presidente do Legislativo Sebastião Venceslau, os vereadores Júlia Horta, Ana Paula Araújo e José Fernandes, a Prefeita Municipal Laura Carneiro e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social Ailton Quaresma. Prefeitos e representantes de conselhos municipais das cidades de Coronel Fabriciano, Bela Vista de Minas, Sem Peixe, São Domingos do Prata e Catas Altas também participaram do evento.

O vice-presidente da Associação Mineira de Municípios, Marcos Vinícius da Silva Bizarro, atual prefeito de Coronel Fabriciano discursou sobre a importância da priorização de boa gestão dos conselhos municipais para gerar bons resultados e satisfação da população local. Marcos Vinícius apresentou as vantagens da adesão ao projeto abordado e citou projetos “Mexa-se” e “Criança Feliz” que deram certo em sua cidade.

A Coordenadora-Geral de Cuidado Integral do Ministério da Cidadania, Luciana Gill Barbosa, explanou sobre estratégias do projeto voltado para cuidados da pessoa idosa, perspectivas e dados demográficos e aquisição de selos de certificação por fases do projeto.

No total, 13 cidades da região que fazem parte do Conselho Eficaz que abrange a regional da Cenibra localizada em Nova Era, mas apenas as cidades de Bela Vista de Minas e Santa Bárbara já faziam parte da “Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa”. Prefeitos das cidades participantes do evento, inclusive Nova Era, assinaram termo de adesão e passarão a implementar o projeto em seus municípios.

O “Estratégia Brasil Mais Amigo da Pessoa Idosa” visa estimular o envelhecimento ativo através da criação de condições de saúde, participação e segurança, de modo a reforçar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem.

O Conselho Eficaz é uma parceria do instituto Cenibra em conjunto com a Associação Beneficente Ágape que tem o objetivo de potencializar os CMDCAs dos municípios da área de atuação da Cenibra. Com foco estratégico de comunicação, mobilização, socialização de informações, capacitação e formação continuada dos conselheiros e operadores sociais dos direitos da criança, do adolescente e do idoso. O projeto aplica cotidianamente a metodologia de avaliação e monitoramento, através da visita e do cadastramento dos municípios e com a realização das reuniões da Comissão de Apoio e Avaliação – CAPA, atuando nos 56 municípios da área de abrangência da Cenibra de acordo com a divisão das regionais sendo: Guanhães, Nova Era e Rio Doce.

Você está em  : Inicio Notícias VEREADORES DE NOVA ERA PRESTIGIAM ENCONTRO DE PREFEITOS E GESTORES